Apesar de ser comum no consultório de Nutrição o paciente ter como objectivo perder peso recebi muitas mensagens com solicitações de dicas para ganhar peso. Então o vosso pedido foi atendido.
Ao contrário do que muitos pensam não se deve exagerar no consumo de alimentos gordurosos como hambúrguer, gasosas e pizzas para ganhar peso. Isto é perigoso e pode alterar os níveis de colesterol no sangue e conduzir a problemas cardiovasculares. Também não se deve exagerar nos doces pois o risco de desenvolver diabetes e outras doenças é grande.
Então o que fazer?
Veja alguns hábitos que deve adquirir se quiser ganhar mais alguns quilinhos.
- Ter horários para as refeições
Para aqueles que querem ganhar peso e não têm apetite esta é uma dica valiosa. Discipline o seu organismo com horários fixos para as refeições e em pouco tempo verá que se acostuma e sentirá fome. Procure fazer todas as refeições (pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) num ambiente calmo, sem pressa, com mastigação lenta e evite ficar muito tempo sem se alimentar ou pular refeições.
- Variedade no menu
Prepare pratos coloridos e procure diversificar o menu diário para que não seja monótono e aborrecido. Isto é importante para estimular o apetite. Reserve um tempo durante a semana para fazer uma lista de compras e procure não repetir as frutas e verduras da lista passada. Também experimente outros sabores de alimentos para ter algo novo para comer e manter o interesse pela refeição.
- Treine o estômago
Aumente aos poucos a quantidade de alimentos das refeições para que aumente também a capacidade de armazenamento do estômago e não encha o prato de uma vez porque pode perder o apetite. Sirva pouca comida e depois repita.
- Faça batidos
Uma boa opção de bebida para ganhar peso e ainda manter a linha saudável são os batidos. Acrescente o leite ou iogurte a sua fruta preferida e se delicie nos lanches intermediários. Durante as principais refeições (almoço e jantar) evite beber qualquer líquido, principalmente as gasosas e bebidas alcoólicas. Beba no máximo um copo de água ou sumo.
- Use gorduras boas
Existe uma variedade de alimentos que são calóricos mas que também fornecem vitaminas e minerais essenciais para manter a saúde. Um deles é o azeite de oliva que pode ser acrescentado uma colher de sopa no prato pronto durante o almoço e jantar. As castanhas, amêndoas, ginguba e nozes também têm muitos benefícios e podem ser consumidas nos lanches ou misturadas ao iogurte (atenção a porção de cada alimento). O abacate, linhaça, semente de abóbora e o côco também fazem parte deste grupo.
- Lanches enriquecidos
Ao invés de uma fruta simples acrescente também aveia, leite em pó, cereais, mel, farinha láctea ou granola para deixar o seu lanche mais calórico e nutritivo.
- Proteína
Aumente o consumo de proteína de origem animal (carne, aves, peixe, ovos e lacticínios) ou de origem vegetal (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, soja) mas tendo atenção a gordura dos mesmos. Prefira as carnes mais magras e retire sempre a pele do frango.
- Actividade física
Para desenvolver a massa magra é preciso exercitá-lo. Faça exercícios físicos orientados por um profissional com o objectivo de crescimento muscular pelo menos 3 vezes durante a semana, para dar suporte ao ganho de peso sem provocar danos a sua saúde.









Sem comentários:
Enviar um comentário