Faltam poucos dias para o ano terminar e a grande maioria já pensa na ceia de Natal e nas festividades que acompanham o mês de Dezembro. Para os que procuram perder peso ou simplesmente mudar os hábitos alimentares é uma época de muitas tentações e recaídas. Tenho algumas dicas para passar as festas sem culpa e entrar em 2017 com o pé direito (e alguns quilinhos a menos)!
Desde as confraternizações no trabalho, escola e entre amigos, a ceia de Natal e as festas de passagem de ano carregam consigo refeições que não são consideradas saudáveis e podem ser um tormento para quem luta para mudar o seu estilo de vida. Mas é possível se divertir, apreciar uma boa comida e manter uma dieta saudável.
- Planeamento
O planeamento é uma das etapas mais importantes para aqueles que desejam ter uma alimentação saudável. Planeie com antecedência as suas refeições e lanches para que não se veja sem alternativa e seja forçado a ingerir alimentos que prejudiquem o esforço que teve até então.
- Tome o pequeno-almoço
Esta é uma recomendação que deve ser cumprida diariamente, afinal é a refeição mais importante do dia. Mas sempre que tiver algum evento não deixe de fazê-la e inclua pelo menos uma porção de fruta, carboidratos complexos e leite ou derivado. Um bom pequeno-almoço vai lhe deixar saciado por mais tempo e assim ajudar a resistir a tentação de alimentos pouco ou nada saudáveis.
- Prepare algo saudável
Se vai participar de alguma confraternização em casa de alguém prepare um prato saudável e leve para a festa. Combine antes com o anfitrião sobre o menu do evento e combine levar uma salada ou um prato rico em vegetais e pobre em gorduras e assim terá pelo menos uma opção pouco calórica e saudável a disposição.
- Aposte nos lanches
Tenha sempre consigo um lanche saudável que seja prático de levar na pasta e rápido de consumir para o caso de não encontrar nada saudável ou para se manter saciado durante as grandes refeições. Este lanche pode ser uma porção de fruta (maçã, pêra, uvas, banana, manga), podem ser frutos secos (ginguba, castanha de cajú, nozes), um iogurte com granola ou mesmo bolachas sem recheio.
- Vegetais primeiro
Sempre que for se servir encha primeiro o prato com a salada e os legumes cozidos. Eles são ricos em fibra e portanto dão uma sensação de saciedade maior. O objectivo é resistir a tentação de comer alimentos pouco saudáveis em grandes quantidades, então se já estiver saciado irá comer menos este tipo de alimento. Prefira comer carnes magras e peixes com pouca gordura e estes devem ser sempre grelhados ou assados e nunca fritos.
- Atenção a porção
Aprenda a controlar as porções de alimentos que consome durante as refeições. Ao invés de deixar de comer determinado alimento ou preparação porque é mais calórica consuma somente a porção adequada para que não se torne prejudicial.
- Actividade física
Aproveite as férias/pausa para exercitar o corpo e compensar as calorias extras ingeridas. Desde acrescentar mais meia hora aos treinos do ginásio, caminhada com amigos e passeios familiares, tudo vale para manter o corpo activo e evitar o excesso de peso.
Lembre-se que o problema não está nos doces e outros alimentos, mas sim nos excessos que se cometem. Também evite deixar a mesa posta desde o Natal até ao fim do ano, assim o Natal serão apenas dois dias ao invés de duas semanas.
Aproveite o mês mais bonito do ano para se divertir e estar com aqueles que ama, mas não se esqueça de "Cuidar da sua saúde".