Apesar deste assunto interessar mais aos dibéticos, você que é saudável pode entender muito sobre o comportamento de alguns alimentos se souber qual o seu índice glicêmico (IG).
Ele é um indicador que diferencia os diferentes tipos de alimentos de acordo com a velocidade com que a glicose (açúcar) alcança o sangue e está relacionado directamente com a Glicemia, que é o nível de açúcar que circula na corrente sanguínea.
Quando consumimos alimentos ricos em hidratos de carbono estes passam para o sangue em diferentes velocidades, uns mais rápido do que outros, e assim eles são classificados em:
- Alimentos de alto índice glicêmico (valores superiores a 70)*: aqueles que têm a passagem mais rápida para o sangue
- Alimentos de moderado índice glicêmico (valores entre 50 e 69)*: passagem moderada (nem lenta e nem rápida) para o sangue
- Alimentos de baixo índice glicêmico (valores abaixo de 50 )*: passagem lenta ou gradual para o sangue
*Índice glicêmico em relação à glicose=100
Os alimentos de alto índice glicêmico causam um pico também alto de insulina na corrente sanguínea. Este hormônio produzido pelo pâncreas tem a função de transportar o açúcar do sangue para dentro das células e assim normalizar os seus níveis. Uma das recomendações para os diabéticos consiste em evitar os alimentos de alto IG pois eles têm dificuldade na produção da insulina ou na passagem do açúcar para dentro da célula.
Existem alguns factores que alteram o IG dos alimentos, veja quais são:
- Maturidade e conservação: quanto mais maduro e quanto maior for o tempo de conservação de uma fruta ou verdura, maior será o IG.
- Processamento: o sumo de fruta tem o IG maior do que a fruta in natura. Isto porque a fruta possuí fibras que retardam a entrada da glicose no sangue e no sumo estas fibras foram rompidas durante a extracção.
- Preparo dos alimentos: o purê de batata tem um IG maior que a batata em si. A massa cozida al dente tem um IG mais baixo do que a massa que cozinha por muito tempo.
- Combinação de alimentos: o IG de um alimento é diferente quando consumido sozinho e quando combinado com outros. Ao comer um alimento com alto índice glicêmico é possível combiná-lo com outro alimento de baixo IG ou com fibras para equilibrar os efeitos sobre o nível de açúcar no sangue.

